sexta-feira, 25 de maio de 2012

Apresente-se a Si Mesmo


Você já entrou num trem e de repente descobriu que estava indo na direção errada?
O mesmo acontece na vida. Estabelecemos metas e fazemos planos – e às vezes descobrimos que estamos no "trem errado".
Bi-vinat literalmente significa "entender o coração". O coração é o foco das emoções, Dizemos: "meu coração está pesado, meu coração está leve, tenho o coração partido", etc. Entender seu coração é entender o seu verdadeiro "eu".

Muitas pessoas passam pela vida presumindo aquilo que são. Nunca separam um tempo para "encontrar" a si mesmas. Não tenha medo de descobrir que o "verdadeiro você" pode ser diferente do "você atual".
Muitas vezes a crise chega no meio da vida, quando as pessoas se perguntam: "Qual a finalidade de minha vida? Tudo isso vale a pena?" Já ouvimos histórias de pessoas que de repente mudaram de rumo, deixando o emprego e se divorciando. Você sabe, como o médico de sucesso que decide que jamais deveria ter estudado medicina, para começar – portanto larga a profissão e se torna artista.
Conhecer a si mesmo é a essência de estar vivo. Se você não se conhece, não está vivendo. Se você não sabe o que o faz vibrar, então é um robô, uma marionete, um zumbi. Portanto, não espere acontecer uma crise. A vida é muito curta para tomar o trem errado.

Dando Início ao Processo
Pense em alguém que você ficaria fascinado em conhecer, alguém que você realmente gostaria de descobrir o que o impele.
Agora perceba que a pessoa mais fascinante que jamais encontrará é… você mesmo.
Sente-se, diga olá, e apresente-se a si mesmo. Familiarize-se consigo mesmo como se tivesse acabado de encontrar um primo há muito desaparecido. Entreviste-se. Faça perguntas sobre sua vida e sobre o rumo que está tomando. Fale de seus sonhos – tanto aqueles que está realizando quanto aqueles que empurrou para o fundo da mente.
Fale do fundamental. Você quer ser rico. Quer ser famoso. Quer ser bom. Deseja realizações. Quer um significado. Quer ser criativo. Mas porque deseja tudo isso? O que o estimula? O que você realmente deseja da vida?
O processo de autodescobrimento envolve uma série de questões, sempre sondando mais fundo até que emerge a verdade subjacente. Faça a si mesmo as dez perguntas que faria a um amigo íntimo. Então espere as respostas. Não se preocupe, ninguém zombará de você.

1 – Qual é o propósito da vida?
2 – Qual é o meu objetivo na vida?
3 – Por que escolhi esta carreira?
4 – Como passo meu tempo livre?
5 – Qual é minha motivação para fazer o que eu faço?
6 – O que realmente me faz feliz?
7 – Sou tão feliz quanto gostaria de ser?
8 – É mais importante ser rico ou ser feliz?
9 – Quais são meus planos para o futuro? Por quê?
10 – Quais são meus sonhos e ambições secretos?

Não se surpreenda se as respostas não forem imediatas. Este processo pode levar vários meses. Apegue-se a ele e descubra o que o faz vibrar. As respostas estão ocultas ali. Afinal, você tem um parceiro fascinante.

Finalmente, a pergunta mais importante:
"Para que estou vivendo?"

Parece uma pergunta simples, mas muitos ficam constrangidos por fazê-la. Uma voz interior diz:
"Ora, por que fazer uma pergunta tão básica?" Você resiste porque sabe que isso requer muita pesquisa de alma, e isso é difícil. E quando você conhece profundamente a si mesmo, então você mudou. Mudou seu relacionamento consigo próprio e com o mundo.

5 comentários:

  1. Adorei os momentos de reflexões que são propostos por aqui... Esse cantinho me fez pensar por demais hoje. Valeu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo, obrigado por sua visita, volte sempre que desejar, será um prazer tê-lo aqui.
      Muita paz

      Excluir
  2. Olá ...adorei conhecer seu espaço.
    Suas postagens são muito profundas e nos fazem refletir sobre tudo na vida,parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado querida, volte sempre que desejar.
    Ajude-nos através de seus comentários a nos transformarmos em seres humanos melhores e mais compromissados com o amor e com a verdade que Deus espera de cada um de nós.
    Muita paz.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do blog!
    Você me fez lembrar da Aline, da Cidade das Pirâmides,ela apresenhta um programa muito legal: De Olho no Mundo que fala Do Despertar da Consciência (Verdade revelada ) http://youtu.be/41ecAMCb-4Y
    Tenho certeza que gostarão. Abraços.

    ResponderExcluir