terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Superando as adversidades da vida.


Superando as adversidades da vida.

Quando somos jovens, temos a mente e o coração repletos de sonhos e ansiamos que se cumpram totalmente e o quanto antes melhor.
Preparamos-nos e fazemos tudo para alcançar os tão esperados resultados que projetamos, a fim de levarmos uma vida plena de realizações e conquistas. Entendemos que em se cumprindo o que idealizamos tudo à nossa volta estará bem e nenhum mal nos atingirá.
Mas a vida não é tão simples assim e na matemática da vida nem sempre dois mais dois são quatro. Nem sempre os cálculos que efetuamos nos oferecem os resultados esperados.
No meio do caminho, muitas situações acontecem por uma série de razões e na maioria das vezes alheios à nossa vontade. Eles nos distanciam e até mesmo nos direcionam para novos rumos e, dependendo do nosso comportamento, nunca mais conseguiremos retomar nossos projetos iniciais, nossos anseios mais íntimos.
Esta situação é mais comum do que pensamos.
Poucas pessoas conseguem projetar suas vidas na juventude e alcançar plenamente seus objetivos na idade madura.
Na juventude entendemos que para se conseguirmos a realização de nossos sonhos o melhor é nos capacitarmos para uma atividade profissional que seja rentável, porque através dela, atingiremos a tranquilidade e a maturidade necessárias para uma existência plena, acreditando que assim estaremos totalmente seguros.
Mas a experiência e a própria vida têm demonstrado que apenas isso não basta para atingirmos uma vida integral e segura.
Não são poucas as pessoas que, apesar de serem graduadas, possuírem renomados certificados de aperfeiçoamento, mestrado e doutorado, sentem-se frustradas, muito embora tenham alcançado tudo aquilo que entendiam ser o melhor para as suas vidas.
A vida é assim mesmo: vamos passando por ela, aprendendo dia a dia, e as lutas e os problemas, vão surgindo à nossa frente para serem enfrentados e vencidos.
Algumas vezes, inadvertidamente, trilhamos caminhos que não conhecemos e isso gera em nós muita dor e sofrimento, e nessas horas parece que o mundo todo conspira contra nós. Sentimo-nos impotentes diante das lutas e por mais que tentemos buscar forças em nós mesmos, não conseguimos. Os amigos, aqueles em quem mais confiamos, algumas vezes nos abandonam ou, se nos ouvem, não se mostram tão dispostos a nos ajudar.
Infelizmente, algumas pessoas estão mais preocupadas consigo mesmas e sempre relegam para um segundo plano os problemas e as dificuldades de seu próximo.
O profeta Habacuque (Habacuque 3.17-19) via que o povo estava se sentindo assim e apesar de ser um homem temente a Deus, não estava conseguindo buscar forças em si mesmo para ajudar seus irmãos a saírem daquele triste estado no qual se encontravam.
A indignação nacional estava principalmente relacionada com a prosperidade que os ímpios e injustos conseguiam e as dificuldades, injustiças e humilhações que eles, enquanto o povo escolhido de Deus estava passando.
Você já se sentiu assim alguma vez na vida?
Perguntou-se por que razão os incrédulos e injustos prosperam à sua volta enquanto você que é correto e ama a Deus passa por tantas lutas e humilhações?
Questionou-se por que a vida daqueles que procuram se entregar totalmente a Deus e seguir nas suas pisadas é, na maioria das vezes, mais difícil e os seus caminhos mais espinhosos?
Com certeza você já foi acometido por estes questionamentos. Mas não se sinta menos espiritual nem menos amado por Deus por isso.
Mas será que a nossa vida é constituída somente de lutas e de sofrimentos? Não haverá nenhum refrigério em nossa caminhada? Estaremos irremediavelmente atrelados a esta terrível situação?
Se você pensa assim, eu tenho uma boa notícia para você!
Essa situação não durará para sempre e você pode ter a certeza de que Deus está olhando para ela e nada foge ao seu controle, mesmo que isso não possa ser percebido por você nesse instante.
Podemos fazer da oração de Habacuque a nossa própria oração. Não é pensamento positivo, nem campanha de palavras fortes, mas de confiança no Todo-Poderoso Deus, a quem amamos e procuramos servir:
a)    Ainda que tudo à minha volta se torne como uma sequidão de estio, e que aparentemente eu não esteja conseguindo realizar meus sonhos mais íntimos...
b)    Ainda que meus recursos sejam pequenos e insignificantes aos olhos de muitos que prosperam à minha volta...
c)    Ainda que as oportunidades não sejam tantas assim e as que aparecem na sua maioria sejam conquistadas por outras pessoas...
d)    Ainda que muitas vezes a enfermidade e o choro batam à minha porta...
e)    Ainda que pareça que não vou aguentar a luta e algumas vezes pense em desistir...
f)     Ainda que durante a aflição eu não consiga entender de onde virá o meu socorro...
g)    Ainda que...
Ainda que tudo isso possa estar acontecendo em minha vida eu:
a)    Me alegrarei no meu Senhor...
b)    Exultarei no Deus da minha Salvação...
c)    Farei como Davi: elevarei os meus olhos para aos céus e exclamarei: o meu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra. Ele não permitirá que meus pés vacilem, não dormirá aquele que me guarda (Sl  121.1-4)
d)    Por que o Senhor Deus é a minha força...
e)    Faz os meus pés como os das corças...
f)     Faz-me andar altaneiramente...
Queridos amigos: as lutas e as dificuldades vêm sobre todos, independente de amarem ou não ao Senhor, afinal de contas Deus faz nascer o Sol sobre bons e maus e vir chuva sobre justos e injustos, mas a grande diferença que existe entre os que amam e confiam em Deus e os que não O amam é que no dia da adversidade que virá sobre cada um de nós. Os que não amam a Deus se desesperam, lamentam e alguns, chegando às raias da loucura acabam tirando a própria vida por não suportarem viver na humilhação a que foram expostos, mas aos que amam ao Senhor e confiam na Sua Palavra e nos Seus desígnios, Ele dá a certeza de que esta no comando da situação e mais dia menos dia tudo se resolverá, tudo entrará novamente nos trilhos, a bonança finalmente os alcançará e eles poderão desfrutar da alegria de terem permanecido fiel Àquele que os criou à Sua imagem e semelhança.
Querido amigo nunca desista, mesmo que as lutas pareçam difíceis de superar esteja certo de que Deus, em quem temos a certeza do cuidado e do amor manifestado a cada um de nós, te ajudará a superar as dificuldades que surgem em sua caminhada com confiança  e a certeza de dias melhores.


Muita paz a todos. 
(בן  ברוך) Ben Baruch

5 comentários:

  1. Nossa,Ben. Não tenho palavras para comentar o seu lindo texto.


    Poxa, meu amigo, tudo que você disse é verdade, é a mais pura verdade. Todos sofremos, todos passamos por dificuldades, sofremos perdas terríveis... Essa vida é cheia de provações. Somos experimentados em relação ao nosso caráter, em relação à força que temos, no que diz respeito à nossa Fé... somos testados em tudo...


    Muitas vezes, somos testados em relação à perseverança no caminho correto que geralmente é sempre o mais difícil...


    Mas nenhum sofrimento é eterno e ainda há alegrias nesse mundo, só precisamos saber enxergar as coisas de um ponto de vista mais amplo.


    As rosas têm seus espinhos, mas nem por isso deixam de ser belas. A vida é como a rosa. Uma vez, um amigo me disse que leu um dia algo mais ou menos assim: "Em vez de reclamar porque as rosas têm espinhos, deveríamos ficar felizes porque os espinhos têm rosas"... Sábio isso, não? É só inverter a ótica das coisas, pois o ser humano tende a enxergar apenas as coisas ruins da vida.


    Num seriado, eu ouvi um personagem dizer uma vez: "Minha tia costumava dizer que a vida, às vezes, é triste; outras vezes, é linda... e, na maioria das vezes, as duas coisas ao mesmo tempo..."


    Mas o que nos resta afinal? Bem, o que podemos fazer é confiar no Criador, é crer que tudo passa e só levaremos dessa vida o que vivemos e aprendemos, então que possamos aprender coisas boas e dar valor às coisas boas que vivemos.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá gente gostei muito do blo de vcs e já tou seguindo, gostaria que vcs visitassem o meu blog e fossem meu seguidor. espiritismoemfoco-roselane.blogspot.com.abraços! e votos de paz.

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo

    As palavras
    inundadas de sabedoria,
    ficam para sempre
    se multiplicando
    em nossas vidas.
    Muito obrigado
    pelas generosas
    lições de otimismo
    derramadas nestas linhas.

    Que as cores da alegria
    estejam sempre em tua vida.

    ResponderExcluir
  4. Quantas vezes fiz esses questionamentos e sempre, de alguma força, as respostas vieram em forma de orações, livros que folheei, amigos que me ligaram, fatos que ocorreram para me demonstrar que nada acontece pro acaso! obrigada por compartilhar! bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  5. Que bom que os espinhos têm rosas(como bem proferiu Elaine) e que O Nosso Deus nos vela a todo momento!

    Lindo texto!

    ResponderExcluir