segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Um novo recomeço


Um novo recomeço

Como é difícil recomeçar!
Existem pessoas que conseguem, com muita naturalidade, superar as adversidades da vida e transformá-las em sucesso. Todavia, a grande maioria de nós, “pobres mortais”, sente uma enorme dificuldade para refazer a vida, principalmente quando, segundo nossos critérios, sofremos uma perda ou queda muito grande. Não importa o tamanho do problema que nos atingiu, ele precisa ser enfrentado e superado.
Todos nós sabemos disso, mas onde buscar forças para reagir e “dar a volta por cima”?
Nas horas em que as adversidades nos alcançam, não são poucos os nossos acusadores. Se a queda se deu no campo da moral, as acusações se multiplicam em escalas astronômicas. Ah... como é difícil superar problemas nessa área...!
Antes de qualquer coisa, precisamos ter em mente que os insucessos pessoais fazem parte da vida de qualquer ser humano.
Por mais sábia que um pessoa seja, também precisou passar por um processo de aprendizagem que para algumas parecia interminável e nessa caminhada, com certeza, acabou errando muitas vezes antes de acertar.
Quando você estiver abatido e sentir que suas forças estão se esvaindo em razão dos erros cometidos, não desista nem entregue os pontos. Creia que sempre haverá uma oportunidade para recomeçar.
Em momentos assim, o melhor a fazer é reavaliar equilibradamente a situação que ocasionou a queda ou o insucesso e procurar os meios necessários para se retomar a tarefa do ponto em que nos desviamos.
São inúmeros os exemplos em que podemos nos espelhar:
Homens e mulheres que um dia ouviram o chamado de Deus para andarem com Ele e no meio do caminho se desviaram ou simplesmente abandonaram os trabalhos que lhes foram confiados...
Um pai de família que, atraído pelas facilidades que a vida lhe ofereceu, negligenciou o cuidado com aqueles que o Eterno lhe confiou e acabou se entregando a sentimentos e envolvimentos ilícitos que lhe dominaram a alma e o transformaram num ser frio e distante, em cuja mente e coração grita sempre uma voz de acusação dizendo que para ele não há mais oportunidades de retomar o caminho que abandonou...
Jovens, que, sentindo-se iludidos com as oportunidades que a vida moderna oferece, acabaram se entregando a todos os tipos de vícios e licenciosidades, na tentativa de satisfazer as paixões interiores, que tão fortes clamavam por prazeres carnais, que quando caíram em si, acreditaram que por viverem ou terem vivido desregradamente, nunca mais seriam aceitos como pessoas confiáveis e valiosas. Em razão desse errôneo critério de avaliação, acabaram punindo-se com um julgamento próprio de valores que nunca leva em consideração o amor de Deus nem as oportunidades que Ele concede aos que O buscam...
Talvez você esteja sentindo-se assim nesse momento e acredite que não exista cura para o seu problema, nem correção para os erros cometidos, mas eu tenho uma boa notícia para você!
A Torá nos ensina que sempre existe uma oportunidade para aqueles que sinceramente se arrependem do erro cometido e tomam uma posição em direção oposta à que caminhavam.
Com certeza o caminho do retorno pode ser muito difícil e pedregoso, mas necessário. Não devemos, todavia, parar em nossa caminhada na busca de uma nova vida. Uma vida plena de realizações e que espelhe a presença Divina que há em cada um de nós.
Com certeza, algumas pessoas olharão para você de forma desconfiada, sem acreditar que você realmente está disposto a mudar, mas isso faz parte do processo para todos que buscam uma nova vida, Afinal, somos imperfeitos e sobre a face da Terra não há um único habitante que possa sinceramente nos acusar e dizer que nunca cometeu erros ou que, ao longo da vida, sua conduta em todos os sentidos e ocasiões sempre foi irrepreensível.
O recomeçar pode parecer difícil, mas é necessário, e quanto antes iniciarmos o processo melhor.
Creia que o reequilíbrio certamente virá e nesse momento você poderá sentir-se novamente amado por Deuse pronto para ter um relacionamento diferente com todos que o cercam.
Por mais delicada que seja a situação em que você se encontre, Deus, que nunca deixou de amá-lo, estará sempre com os braços abertos para recebê-lo. Assim como um pai amoroso, o confortará e lhe concederá uma nova oportunidade para crescer e desfrutar de Sua companhia.
Que o Eterno te abençoe e te guarde nessa nova fase de sua vida.


(בן  ברוך) Ben Baruch

3 comentários:

  1. Neste Natal vamos multiplicar amor.
    Que sejamos portadores de paz.
    Que possamos dar afagos, carinho, bálsamos de alívio, força e luz a todos aqueles que necessitam.
    Que possamos germinar o amor entre as pessoas, fazendo-os fortes em meio à tempestade.
    Neste Natal e em todos os dias de nossas vidas, desejo que a Paz e a Harmonia encontrem moradia em todos os corações. E que o Natal seja mais um momento em que as pessoas acreditem que vale a pena viver um Ano Novo.
    Feliz Natal, Feliz 2011.

    ResponderExcluir
  2. Mais um ano cheio de poesia
    Algumas tristezas, muitas alegrias
    Versos e prosas encantando nossas vidas
    E a certeza de que as amizades preciosas
    Elevam a alma, erguem o nosso dia a dia.

    Que o Natal seja lindo para você e os seus
    E que 2011 seja um ano de muita Paz, Saúde e Felicidade.

    Agradeço profundamente pelo companheirismo
    e pelo constante apoio e carinho para com as minhas letras.

    Feliz Natal em Cristo e Um Super 2011 para você.

    Renato Baptista

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo, você como sempre nos mandando ensinamentos lindos para nos fortalecer e nos animar nessa nossa caminhada terena às vezes tão difícil de seguir. Mais nos não devemos nunca desanimar por amor ao Cristo que passou por momentos dolorosos por nos amar muitíssimo, seus filhos queridos. Forte abraço. Paz e amor. Sandra.

    ResponderExcluir